Hoje vamos aprender um pouco mais sobre a vida na comunidade surda. Hoje vamos te ensinar a “como chamar a atenção de um surdo”. É fato que o essencial e necessário para uma conversa com pessoas portadoras de deficiência auditiva é a Língua Brasileira de Sinais, mas como sabemos que esse aprendizado é precário aqui no Brasil, vamos ensinar cinco maneiras de como se comunicar com um surdo.
CONTATO VISUAL
Por motivos óbvios, a primeira coisa a fazer é esperar que o surdo olhe para você. Você só passa a “existir” quando entra no campo visual dele.
SEMPRE FICAR NA FRENTE PARA CONVERSAR
A sua melhor posição sempre será na frente do surdo. Aqui temos uma posição confortável que já quebra o gelo no início da conversa e faz com que ele entenda melhor a sua comunicação.
USAR E ABUSAR DA EXPRESSÃO FACIAL E CORPORAL
A sua expressão, tanto facial como corporal, é fundamental para o entendimento do surdo. As pessoas portadoras de deficiência auditiva ouvem pelos olhos, por isso a sua expressão, para eles, faz parte da comunicação.
FALAR DE MODO CLARO E PAUSADO
Se estiver diante de um surdo oralizado (você precisa saber se é), tente falar sempre de frente; o seu falar deve ser pausado, claro e tentando ser o mais articulado possível.
AGITAR AS MÃOS PARA CHAMAR ATENÇÃO
Se estiver querendo chamar a atenção ou falar com um surdo, agite suas mãos de modo que entrem no campo visual dele ou toque-o com bastante suavidade… com gentileza, de modo a não assustá-lo.
Acreditamos que se todos tivessem acessos a essas informações a comunicação entre surdos e ouvintes seria muito melhor. Aliás, a informação é uma forma de inclusão e a inclusão é um Direito Humano essencial.
Repasse essas dicas para todos seus amigos e familiares e, além disso, coloque em prática! Logo todos saberão a melhor maneira de se comunicar com um surdo, e isso será uma enorme conquista.