libras

A importância do aprendizado em Libras

Publicado por Fonaudio em 20 de abril de 2021

Precisamos falar sobre a importância do aprendizado em Libras – Língua Brasileira de Sinais. No mundo em que estamos vivendo, decorrente da pandemia de 2021, o distanciamento social se tornou ainda maior, e para as pessoas que apresentam deficiência auditiva, nem se fala! 

Não é nenhuma novidade que a pandemia está sendo um desafio muito maior para pessoas com deficiência auditiva, pois para aqueles que precisam da leitura labial para se comunicar, a máscara é um problema. E assim por diante, os surdos ficam cada dia mais afastados de ter uma comunicação social e, até mesmo, uma vida social. 

A Língua Brasileira de Sinais foi criada justamente para isso, para promover a inclusão social de deficiêntes auditivos e não ocorrer esse tipo de complicação na comunicação dos surdos. O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza-se os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais. Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento

nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. E esse é o grande problema. A maioria das pessoas não sabem conversar por meio de Libras. 

Acontece que, ultimamente, o aprendizado de Libras é algo a mais do que evolução pessoal e profissional, é fazer com que a sociedade seja mais receptiva e dê mais acesso e oportunidades às pessoas que sofrem de surdez. 

A ginecologista Luiza Sviesk, segundo seu relato publicado no Instagram,  sentiu na pele o afastamento social causado pelo não aprendizado de Libras. Em uma de suas consultas, a paciente sofria de deficiência auditiva, não escrevia e nem sabia ler. De acordo com a Doutora, “quem já engravidou e quem trabalha com gestantes sabe o quanto a comunicação é importante para avaliarmos as queixas das pacientes. Essa troca é mútua – a gestante nos dá dados importantes sobre sua saúde para condução do seu caso e nós fornecemos informações sobre o que será feito ou qual será o plano.” O marido da paciente estava presente por vídeo chamada e ajudou bastante, contudo, a ginecologista se sentiu desconectada com a paciente e com a consciência pesada por não saber a Língua Brasileira de Sinais. 

Esse caso nos serve como aprendizado! A inclusão das pessoas com deficiência auditiva, bem como o nosso aprendizado das suas linguagens são fundamentais para darmos um cuidado assertivo para todos que sofrem desse mal.  É de extrema importância o aprendizado de Libras. Entendeu agora?

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS