139601-reabilitacao-auditiva-por-que-a-fonoterapia-e-necessaria-no-processo

Quando procurar pela reabilitação auditiva

Publicado por Fonaudio em 13 de abril de 2021

A partir do momento que você é diagnosticado com algum déficit auditivo, é indicado uma reabilitação auditiva. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência auditiva, e é por isso que uma reabilitação auditiva de qualidade precisa ser feita. 

Quando a pessoa começa a sentir dificuldade para ouvir, o normal e recomendado é procurar o que está causando essas dificuldade. Após diagnosticado o déficit auditivo por meio de exames, é executado todo um trabalho de reabilitação que envolve tratamentos diversos, como aparelho auditivo convencional, próteses de orelha média, próteses de ancoramento ósseo e até mesmo o implante coclear. 

A IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO AUDITIVA 

A reabilitação auditiva é feita justamente para solucionar o problema encontrado no diagnóstico, ou seja, se você deseja reajustar a audição e sua capacidade de comunicação, é de suma importância fazer a reabilitação. 

Conforme visto, caso o aparelho auditivo não seja a solução para o seu caso, existem outros diversos tratamentos para executar a reabilitação. O importante é achar um que dê certo para o seu caso e seu estilo de vida.

Além disso, a reabilitação é indicada para toda e qualquer tipo de pessoa que apresente algum grau de perda auditiva, independente da causa. A causa mais comum é pela idade, mas existem outras que comprometem a audição, como medicamentos e até mesmo componentes genéticos. 

BENEFÍCIOS OBTIDOS REABILITAÇÃO AUDITIVA

Estimular as habilidades auditivas, como memorizar frequências e sons diferentes é o objetivo da reabilitação auditiva. O resultado obtido com ela, quando realizada com profissionais experientes, é alterar as estruturas cerebrais, fortalecendo e aumentando as redes neurais que são responsáveis pela audição, assim melhorando a compreensão de fala e de percepção dos mais variados sons. 

O processo de reabilitação não depende apenas de um bom profissional, mas também da colaboração do paciente. Realizar todas as atividades que são repassadas pelo fonoaudiólogo, por exemplo, é indispensável para alcançar melhores resultados.

Não espere muito tempo para iniciar esse processo de reabilitação! Quando o cérebro não é estimulado, parte da sua função é perdida de forma irreversível. 

Procure um fonoaudiólogo de sua confiança para realizar exames auditivos e para interpretar e regular seus aparelhos auditivos. Procure a Fonaudio!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS