a-little-girl-in-a-pink-hoodie--2-

O que é mastoidite?

Publicado por Fonaudio em 24 de fevereiro de 2021

Você já ouviu falar em mastoidite? Não?! Hoje, a Fonaudio vai te explicar mais sobre esse assunto!

Uma das doenças mais frequentes, principalmente em crianças, a otite média aguda atinge cerca de 80% dos indivíduos, em algum ou outro momento da vida, sendo a mastoidite a complicação mais comum.

Mastoidite, por definição, é: inflamação do osso mastoide. Dessa forma, a enfermidade decorre de uma infecção da orelha média não tratada (ou tratada de forma incorreta), se estende até às células da mastoide. Quando não diagnosticada, pode gerar inúmeras outras complicações, incluindo a obstrução dessa região do osso, que se localiza atrás da orelha.

Entre os sintomas mais comuns, nós destacamos:

  • Dores intensas e sensação de ”pulsar” no ouvido;
  • Eliminação de pus (secreção amarela);
  • Formação de ”bolsas” atrás da orelha;
  • Vermelhidão e inchaço na região.

Nesses casos, pode haver a perda de comunicação, uma vez que a secreção provocada pela inflamação pode ”bloquear” as cavidades do ouvido, aumentando a pressão interna do mesmo e causando dor.

Como é o tratamento da mastoidite?

Normalmente, o tratamento consiste na aplicação de antibióticos via venosa conforme receitado por médico otorrinolaringologista. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica é necessária. Portanto, se notar qualquer sintoma, procure o especialista com urgência. Cuide da sua audição, cuide de você!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS