hearing_care-01-1

Você já ouviu falar em BERA?

Publicado por Fonaudio em 19 de fevereiro de 2021

O BERA, Brainstem Evoked Response Audiometry, é um exame audiológico com o objetivo de avaliar a integridade do sistema auditivo, do ouvido interno até córtex cerebral. O PEATE, Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, como é chamado em português, deve ser realizado por fonoaudiólogo especializado, ok?

Esse exame detecta a menor intensidade de som percebida pelo ouvido, ou seja, o limiar (nomenclatura técnica) de maneira bastante assertiva. Assim, ele analisa as vias auditivas, cujo o objetivo é investigar o trajeto entre o ouvido e o cérebro, além do nervo auditivo.

Como o BERA não exige colaboração do paciente, o exame pode ser indicado para crianças e idosos. Além disso, ele é eletrofisiológico, ou seja, o paciente ficará deitado, imóvel e completamente relaxado. Com fones de ouvido que emitem sons em frequências específicas, os eletrodos posicionados sobre a testa e atrás das orelhas irão captar o impulso elétrico advindo da onda sonora. E ah, é indolor, ok?

A geração de um potencial, denominado potencial evocado auditivo, o qual é captado pelos eletrodos e transformado em dados em um computador, serão analisados e interpretados pelos profissionais, fonoaudiólogo e médico otorrinolaringologista.

As indicações clínicas podem variar entre esses e alguns outros casos:

  1. Diagnóstico precoce da perda auditiva em crianças, adultos ou em pacientes nos quais não seja possível realizar uma avaliação subjetiva confiável;
  2. Acompanhamento da maturidade das vias auditivas em quadros determinados;
  3. Diagnóstico diferencial de perda auditiva unilateral;
  4. Pacientes com queixa de zumbido;
  5. Detecção de tumores no nervo auditivo.

Desse modo, ficou claro que o BERA ou o PEATE difere da audiometria, certo? A audiometria ”exige” respostas do paciente.

Se tiver alguma dúvida, comente conosco. Fonaudio, fazemos tudo com amor!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS