Em tempos de pandemia, todos nós sabemos que o uso da máscara pode salvar vidas. No entanto, essa ferramenta, super valiosa para proteger a saúde, pode significar um novo desafio para os deficientes auditivos.
Bom, durante essa semana, nós conversamos um pouco sobre a acessibilidade, você se lembra? Pois bem, para te ajudar a recordar esse assunto, a acessibilidade, de acordo com o dicionário, é a qualidade daquilo que é acessível. Apesar de um significado simples, esse termo carrega consigo uma conquista grandiosa para os deficientes.
Dessa forma, há de se concordar que o uso das máscaras convencionais formam uma barreira na comunicação e no repasse de informações aos deficientes auditivos que fazem uso da língua de sinais, assim como da leitura labial.
Além disso, existe um outro desafio: retirar a máscara do rosto sem deixar cair o aparelho auditivo, situação bastante comum aos que convivem com a deficiência. Para isso, a Fonaudio separou algumas dicas para você cuidar do seu aparelho, sem abrir mão da sua saúde:
- Esteja sempre atento ao retirar a máscara;
- Escolha modelos que não tenham elástico atrás da orelha;
- Se necessário, use extensores de máscara (utensílios que prendem os elásticos na parte de trás da cabeça, e não nas orelhas);
- Se possível, utilize prendedores de aparelho auditivo (dá um Google, caso você ainda não conheça essa invenção maravilhosa).
E lembre-se: não tire a máscara na rua, ok? Cuide de você e de quem você ama!