122413381_806615670172970_6710483515622556850_n--1-

As máscaras e a deficiência auditiva

Publicado por Fonaudio em 16 de fevereiro de 2021

Em tempos de pandemia, todos nós sabemos que o uso da máscara pode salvar vidas. No entanto, essa ferramenta, super valiosa para proteger a saúde, pode significar um novo desafio para os deficientes auditivos.

O uso da máscara pode desacelerar a propagação do corona vírus. (Reprodução/Freepik)

Bom, durante essa semana, nós conversamos um pouco sobre a acessibilidade, você se lembra? Pois bem, para te ajudar a recordar esse assunto, a acessibilidade, de acordo com o dicionário, é a qualidade daquilo que é acessível. Apesar de um significado simples, esse termo carrega consigo uma conquista grandiosa para os deficientes.

Dessa forma, há de se concordar que o uso das máscaras convencionais formam uma barreira na comunicação e no repasse de informações aos deficientes auditivos que fazem uso da língua de sinais, assim como da leitura labial.

Além disso, existe um outro desafio: retirar a máscara do rosto sem deixar cair o aparelho auditivo, situação bastante comum aos que convivem com a deficiência. Para isso, a Fonaudio separou algumas dicas para você cuidar do seu aparelho, sem abrir mão da sua saúde:

  1. Esteja sempre atento ao retirar a máscara;
  2. Escolha modelos que não tenham elástico atrás da orelha;
  3. Se necessário, use extensores de máscara (utensílios que prendem os elásticos na parte de trás da cabeça, e não nas orelhas);
  4. Se possível, utilize prendedores de aparelho auditivo (dá um Google, caso você ainda não conheça essa invenção maravilhosa).

E lembre-se: não tire a máscara na rua, ok? Cuide de você e de quem você ama!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS