coceira-no-ouvido_27183_l

O que causa coceira nos ouvidos?

Publicado por Fonaudio em 12 de fevereiro de 2021

A coceira nos ouvidos pode ser bem desconfortável e é um problema mais frequente e comum do que podemos imaginar. Apesar de não ser uma doença, ela representa uma outra patologia com causas diversas, seja pelo uso incorreto de objetos que agridem o canal auditivo, pela produção insuficiente de cera ou por uma reação alérgica. Inclusive, até o acúmulo de água no ouvido pode contribuir para uma infecção capaz de sensibilizar um ou os dois ouvidos. Sendo assim, hoje vamos conhecer algumas causas da coceira e o que fazer com ela!

  1. Produção insuficiente de cera

A cera de ouvido é um óleo natural do corpo que hidrata e protege o canal auditivo. O problema é que algumas orelhas não produzem cera suficiente e, como resultado, a orelha fica seca e pode apresentar descamação, causando assim a coceira no ouvido.

Sendo assim, se você tem coceira e sempre está com um cotonete na mão para fazer a limpeza do ouvido, comece a evitar essa prática e a coceira desaparecerá. Agora, se você tem coceira e possui uma orelha seca (baixa produção de fluidos), procure um especialista para que ele receite o tratamento específico para seu caso.

(Reprodução/Freepik)

2. Infecções de ouvido

A infecção é uma das principais suspeitas de causar coceira no ouvido. Conforme visto anteriormente, um exemplo é o acúmulo de água no ouvido, que pode contribuir para uma infeção capaz de sensibilizar um ou os dois ouvidos, causando a coceira.

Nesse caso, o ideal é você consultar com um médico para tomar os medicamentos que são capazes de combater o agente causador da infecção.

3. Acúmulo de cera

Já vimos que a produção insuficiente de cera pode causar coceira né?! Mas acontece que o acúmulo de cera também pode causar essa patologia.

Nesse caso, para fazer a limpeza do ouvido, evite objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera. O ideal é optar por tratar o excesso de cera com glicerina ou gotas de óleo, como o azeite de oliva. Isso ajuda a acalmar a coceira e amolecer o cerume que acaba sendo removida sozinha.

(Reprodução/Freepik)

4. Irritação causada por aparelhos e fones

Devido ao atrito ou retenção de água no canal auditivo, os aparelhos auditivos e fones de ouvido também podem causar uma coceira na região. Nesses casos, a colocação e cuidados adequados com os aparelhos auditivos e a interrupção do uso de fones podem corrigir o problema.

(Reprodução/Freepik)

Mas lembre-se, em qualquer caso, não utilize objetos como cotonetes e  grampos para coçar o ouvido. Esses objetos podem ferir a camada da membrana timpânica. Use sempre líquidos farmacêuticos recomendados pelo seu otorrino.

Caso a coceira persistir e vier acompanhada de secreções, procure imediatamente um especialista! A saúde do seu ouvido é importante! Fique atento a todos os sintomas.

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS