A coceira nos ouvidos pode ser bem desconfortável e é um problema mais frequente e comum do que podemos imaginar. Apesar de não ser uma doença, ela representa uma outra patologia com causas diversas, seja pelo uso incorreto de objetos que agridem o canal auditivo, pela produção insuficiente de cera ou por uma reação alérgica. Inclusive, até o acúmulo de água no ouvido pode contribuir para uma infecção capaz de sensibilizar um ou os dois ouvidos. Sendo assim, hoje vamos conhecer algumas causas da coceira e o que fazer com ela!
- Produção insuficiente de cera
A cera de ouvido é um óleo natural do corpo que hidrata e protege o canal auditivo. O problema é que algumas orelhas não produzem cera suficiente e, como resultado, a orelha fica seca e pode apresentar descamação, causando assim a coceira no ouvido.
Sendo assim, se você tem coceira e sempre está com um cotonete na mão para fazer a limpeza do ouvido, comece a evitar essa prática e a coceira desaparecerá. Agora, se você tem coceira e possui uma orelha seca (baixa produção de fluidos), procure um especialista para que ele receite o tratamento específico para seu caso.
2. Infecções de ouvido
A infecção é uma das principais suspeitas de causar coceira no ouvido. Conforme visto anteriormente, um exemplo é o acúmulo de água no ouvido, que pode contribuir para uma infeção capaz de sensibilizar um ou os dois ouvidos, causando a coceira.
Nesse caso, o ideal é você consultar com um médico para tomar os medicamentos que são capazes de combater o agente causador da infecção.
3. Acúmulo de cera
Já vimos que a produção insuficiente de cera pode causar coceira né?! Mas acontece que o acúmulo de cera também pode causar essa patologia.
Nesse caso, para fazer a limpeza do ouvido, evite objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera. O ideal é optar por tratar o excesso de cera com glicerina ou gotas de óleo, como o azeite de oliva. Isso ajuda a acalmar a coceira e amolecer o cerume que acaba sendo removida sozinha.
4. Irritação causada por aparelhos e fones
Devido ao atrito ou retenção de água no canal auditivo, os aparelhos auditivos e fones de ouvido também podem causar uma coceira na região. Nesses casos, a colocação e cuidados adequados com os aparelhos auditivos e a interrupção do uso de fones podem corrigir o problema.
Mas lembre-se, em qualquer caso, não utilize objetos como cotonetes e grampos para coçar o ouvido. Esses objetos podem ferir a camada da membrana timpânica. Use sempre líquidos farmacêuticos recomendados pelo seu otorrino.
Caso a coceira persistir e vier acompanhada de secreções, procure imediatamente um especialista! A saúde do seu ouvido é importante! Fique atento a todos os sintomas.