mulher-asiatica-com-coceira-e-colocando-um-dedo-nas-orelhas-em-pe-sobre-amarelo_105092-1313

Meu ouvido entupiu. E agora?

Publicado por Fonaudio em 10 de fevereiro de 2021

Com certeza em algum momento da vida você já deve ter passado pela situação de estar com o ouvido entupido. Geralmente isso acontece com a mudança de altitude, que costuma ocorrer em aviões, né?! Mas além dessa causa, existem várias outras, e as soluções variam de acordo com cada caso. Hoje vamos conhecer algumas causas para o ouvido entupir e as soluções indicadas por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

  1. Acúmulo de cera

A cera, quando em excesso no canal auditivo, pode tampar o conduto. A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também podem empurrar o cerume para o fundo.

Quando isso acontece, o ideal é ir em um otorrino para ele fazer uma limpeza do acúmulo de forma correta e saudável. Então nada de receitas caseiras que coloquem em risco sua saúde auditiva, ok?

(Reprodução/Freepik)

2. Problemas odontológicos

O bruxismo, conhecido como um problema odontológico, é um dos fatores que pode entupir o ouvido. Para isso, você precisa fazer acompanhamento com um otorrino e com o dentista, porque além de solucionar os sintomas, você também deve solucionar a causa do problema, né?!

3. Água no ouvido

Se o seu ouvido ficar entupido após banhos ou natação, o indicado é não tentar medidas caseiras, como colocar na orelha algodão com álcool. Paralelamente a essas causas, podem haver infecções agudas ou crônicas no ouvido, como otites e perdas súbitas da audição, que necessitam de tratamento imediato para que haja sucesso na correção do problema. Sendo assim, o ideal é procurar um otorrinolaringologista!

4. Labirintite

A labirintite, doença que atinge a região do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo, faz com que a pessoa sinta fortes tonturas, zumbido e, em alguns casos, sensação de ouvido entupido.

Não existe cura para a labirintite, mas existe medicamentos que ajudam a controlar os sintomas dessa doença. Nesse caso, o ideal é consultar um médico, para que ele indique remédios que ajudem a aliviar os sintomas, incluindo a sensação de ouvido entupido.

(Reprodução/Freepik)

Lembre-se, o diagnóstico correto, permite o tratamento específico! Então fique atento as receitas caseiras que você vê na internet. Caso o seu ouvido entupir e ficar assim por muito tempo, procure ajuda de um otorrino!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS