o-rosto-escondido-da-menina-bonita-nova-com-cede-a-parede-cinzenta_176420-696

Situações desconfortáveis para pessoas com deficiência auditiva

Publicado por Fonaudio em 08 de fevereiro de 2021

É fato que a pessoa que apresenta deficiência auditiva passa por diversas dificuldades no dia-a-dia. Como exemplo, não ouvir e nem entender nada do que a pessoa falou e pedir para ela repetir no mínimo três vezes. Situação chata e desconfortável, né?! Na verdade, muitas vezes essas situações desconfortáveis acontecem por falta de senso de terceiros.

Sendo assim, é de extrema importância atentar para todas as suas ações ao interagir com uma pessoa que tem deficiência auditiva, pois é com sua ajuda que elas poderão se desenvolver melhor socialmente e, consequentemente, melhorar a autoestima e qualidade de vida. Mas afinal, você sabe quais são essas situações desconfortáveis ocasionadas por terceiros? Hoje vamos te mostrar algumas coisas que deixam as pessoas com deficiência auditiva desconfortáveis:

  1. Falar muito rápido

Normalmente, as pessoas com deficiência auditiva têm grande facilidade para fazer uma leitura labial, mas para que isso seja possível, é importante você colaborar e evitar falar rápido demais.

Além disso, as palavras devem ser bem pronunciadas, pois muitas articulações são muito parecidas e isso pode comprometer o entendimento por parte de quem tem problemas auditivos.

(Reprodução/Freepik)

2. Sair andando enquanto fala

Para as pessoas que têm problemas auditivos, qualquer ruído pode atrapalhar na comunicação. Sendo assim, não é adequado você sair andando enquanto conversa com uma pessoa com esse tipo de deficiência, pois elas não vão entender o que foi dito e vão pedir para repetir o que disse.

3. Falar ao mesmo tempo que outras pessoas

Embora a pessoa com deficiência auditiva use aparelho, falar ao mesmo tempo que outros colegas prejudica muito a percepção e entendimento para eles.

Por não conseguirem acompanhar o que cada um está dizendo, eles vão se isolando em meio ao grupo por não conseguirem se comunicar com os demais. Sem que você perceba, esse tipo de situação traz um grande desconforto.

(Reprodução/Freepik)

Além dessas três situações que geram desconforto, existem algumas outras como: Pessoas falando com máscara facial; Pessoa te chamando quando você está de costas; Zumbido alto; Falta de legendas nos vídeos; Chamadas telefônica; Mensagens de áudio; Falta de libras; Voz muito baixa.

Para evitar esses tipos de situações, entenda o lado do seu colega e aprenda a se comunicar do jeito que seja favorável para ele!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS