a (27)

Existe um aparelho certo para você!

Publicado por Fonaudio em 21 de dezembro de 2020

Não, você não leu errado. Existe um aparelho certo para você. Assim como existe uma numeração certa de roupa. Um perfume que melhor se adapta ao seu suor. Uma cor que melhor orna com o tom da sua pele. Uma armação que valoriza seu rosto. Sim, existe um aparelho ideal para você.

Confira dicas para escolher o melhor aparelho auditivo para você. (Reprodução/Freepik)

Graças à tecnologia, a física médica evoluiu e chegou aos aparelhos auditivos (e sabemos que, certamente, essa evolução não vai parar por aí). Hoje, esses equipamentos fundamentais para os deficientes auditivos são confortáveis, discretos e ofertam recursos variados, viabilizando, dessa forma, a existência de um aparelho auditivo adequado às necessidades de cada um… no entanto, diante de tantas possibilidades, é provável que, em algum momento, surja a seguinte dúvida: como escolher o melhor aparelho auditivo para mim? Bom, antes de mais nada, é preciso considerar o que você gosta.

Hoje, separamos algumas dicas para você fazer uma boa escolha!

Num primeiro momento, pense sobre o seu estilo de vida. Quais são os ambientes que você gosta ou costuma frequentar? Quais são as atividades que você faz? Você gosta de ir à shows? Costuma ir para o happy hour com os colegas de trabalho? Ou você prefere ir à academia/correr no parque? Analisar o seu estilo de vida é um dos passos essenciais (e talvez seja o mais importante) nesse processo de triagem, já que o ambiente tem grande efeito sobre a escolha do aparelho ideal, ou seja, daquele que se adequa às suas necessidades. Assim, se o seu estilo de vida é mais agitado, opte por equipamentos que se adaptam à ambientes com altos níveis de ruídos, afinal, esses lugares acabam exigindo maior nível de concentração para a compreensão dos diálogos. Restaurantes, centros esportivos, pubs e teatros são exemplos de espaços desafiadores para os portadores de deficiências auditivas.

Ambientes ruidosos influenciam no processo de escolha do aparelho auditivo ideal. (Reprodução/Freepik)

Se pequenos encontros sociais é importante para você ou se sua preferência é por um ambiente silencioso, um outro tipo de aparelho deve ser cogitado. De qualquer forma, a orientação de um fonoaudiólogo é imprescindível para a eficiência desse processo. Isso, porque eles são especialistas quando o assunto é adaptação. Sim, você passará por um período de adaptação sempre que adquire um novo aparelho. Desse modo, o profissional irá trabalhar com você para encontrar o estilo que se adapta melhor ao seu estilo de vida, além, é claro, de levar em consideração o grau da sua perda auditiva.

Sobre o custo!

O custo varia de aparelho para aparelho, e depende do modelo e da tecnologia escolhida. Existem aparelhos digitais, que são inteligentes e que interagem com outros dispositivos. Existem aparelhos invisíveis tão pequenos e discretos, que são praticamente imperceptíveis no ouvido. Existem também os que vem com conectividade via Bluetooth, que permite a conexão a outros dispositivos, como celulares e acessórios sem fio. Além desses, há também os aparelhos auditivos que são recarregáveis; os customizáveis; aqueles que ficam atrás da orelha; aparelhos para zumbidos… são tantas as opções! O mundo é diverso e os aparelhos também. Devemos agradecer tamanha variedade, concorda com a gente? Que a sua escolha seja ideal!

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS