a (25)

Tecnologia a favor: apps para aprender libras

Publicado por Fonaudio em 18 de dezembro de 2020

A tecnologia chegou para melhorar e facilitar a nossa vida, concorda? Quando estamos perdidos em uma cidade diferente, recorremos ao GPS, Sistema de Posicionamento Global. Quando estamos com fome, aos aplicativos de delivery de comida, quando insatisfeitos com alguma coisa, aos sites de reclamações. Quando em dúvida, aos buscadores de internet. Hoje, além da tecnologia que diz respeito à esse sistema global de redes, também existem as que facilitam nossa vida diária ”real”, como os dispositivos eletromecânicos que desempenham de forma autônoma ou pré-programada e os câmbios automáticos… mas é provável que você esteja questionando o que tudo isso tem a ver com o aprendizado das línguas de sinais, não é verdade? Pois bem, tem absolutamente tudo a ver!

Aplicativos prometem facilitar a vida de usuários. (Reprodução/Freepik)

Há aplicativos que ajudam os músicos a afinar os instrumentos, não há? Desse modo, assim como há tantos outros facilitadores de aprendizagem, porque não haveriam apps que nos ajudam a aprender as línguas de sinais? Aqui, no Brasil, existe uma variedade enorme de aplicativos que, obviamente, nos ensinam um outro idioma – a libras -, mas cujo o objetivo principal vai além desse aprendizado… nesse caso, o propósito é a inclusão.

Você sabia que 5% da população brasileira tem deficiência auditiva? Parece pouco, mas num país como o nosso isso representa 9,6 milhões de pessoas. Diferente dos ouvintes, a língua materna dos surdos não é o português, mas a língua de sinais. Como impor o português falado à alguém que não consegue ouvi-lo? De acordo com pesquisa realizada pelo Senado Federal, as barreiras linguísticas, por vezes, são impostas pela própria família, o que é triste e desumano. Isso, porque quando a criança nasce surda ou apresenta alguma dificuldade em ouvir, muitos pais rejeitam a língua de sinais e impõe a oralização.

Além dessa triste constatação, há ainda aquele grupo de brasileiros que não conseguiram desenvolver a oralidade e que tampouco conheceram a libras… nós nos esquecemos que o Brasil é uma nação gigantesca, com muitas realidades, com regiões afastadas (e algumas até isoladas), com uma discrepância enorme…nos esquecemos que cada um pode (e certamente tem) uma vivência diferente da nossa. Desse modo, essa parcela acaba tendo que viver isolada num mundo próprio… e é para transformar essa realidade que a tecnologia deve existir.

Explore a língua de sinais com Hand Talk!

(Reprodução/HandTalk.me)

O Hand Talk é um dos melhores aplicativos para aprender e traduzir a língua brasileira de sinais. O Hugo, personagem interativo criado pela startup que desenvolveu o app, traduz textos e áudios, ensina os sinais, salva as traduções e ainda consulta um dicionário com milhares de sinais. O aplicativo está disponível para IOS e Android.

Surdo para surdo

Outro aplicativo/plataforma de aprendizado adaptativo com jogos bilíngues em libras e em português, e traduções simultâneas. Além disso, o app também conta inteligência artificial e realidade aumentada, tudo para apoiar o aprendizado. Para receber o acesso ao aplicativo, é preciso se cadastrar na plataforma Surdo para Surdo.

Aprenda seu nome em língua de sinais clicando aqui!

Bom, diante da realidade do nosso país, conhecer a língua brasileira de sinais pode facilitar vidas e abrir portas. Sendo assim, que tal espalhar o conhecimento e tornar o mundo um lugar mais acessível? A nossa tarefa é tornar a acessibilidade uma realidade!

Referências: Senado Federal.

Leia também

download

Perda auditiva x Demência

LER MAIS

a (2)

Zumbido no ouvido – Causas, prevenção e tratamento

LER MAIS

a (1)

Cuidado auditivo diretamente do conforto e segurança da sua casa

LER MAIS